19/11/2014

Artista cria desenhos impressionante com chamas de velas

Steven Spazuk é um daqueles artistas que com muita criatividade vai além dos pincéis e das esculturas, criando artes inovadoras. Nascido no Canadá, Spazuk trocou o pincel e a tinta por fogo, seu fiel companheiro que elabora figuras impressionantes sobre o papel.

O desenho é formado a partir da fumaça de uma vela e de fuligens que ficam rente a superfície. Ele cria desenhos impressionantes que não perdem em nada para as obras de arte. Com sua incrível técnica, o artista cria peças únicas, marcadas pelo rastro do fogo, criando formas e estampas distintas com celebridades, como o ator Robert DeNiro ou a atriz Audrey Hepburn. Alguns desenhos ganham detalhes a partir de pincéis e penas de aves, usadas para marcar certas áreas criando linhas e padrões.

Spazuk iniciou sua carreira artística desenhando, passando pela aquarela e pintura acrílica. Em 2001 surgiu a ideia de controlar as sombras formadas pelo fogo e começou a aperfeiçoar essa técnica. Ele conta que o processo de criação sempre tem elementos aleatórios, como espontaneidade e improvisação.

Confira mais sobre esse trabalho no vídeo e nas fotos abaixo:

fire-paintings-soot-art-steve-spazuk-11

fire-paintings-soot-art-steve-spazuk-21

fire-paintings-soot-art-steve-spazuk-11

spazuk-1

spazuk-5

spazuk-6

spazuk-7

spazuk-8

spazuk-9

spazuk-10

fire-paintings-soot-art-steve-spazuk-31

Todas as fotos © Steven Spazuk

Fonte: via & via