13/08/2014

Artistas israelenses fazem grafitti nas paredes do mundo

As ruas ganham um toque original de cor e vida pelas mãos do coletivo Broken Fingaz, de Haifa, Israel. O grupo tem tradição na arte e foi formado em 2001 por quatro membros, DesoKipTantUnga.

Com início na técnica do graffiti, eles expandiram seus conhecimentos para muralismo, ilustração e animação, com traços únicos, cheios de detalhes e uma pegada meio trash. Passaram a pintar os muros do mundo todo e atualmente postam suas aventuras no blog oficial.

Deso, Kip, Tant e Unga dizem não ter qualquer mensagem política nos seus trabalhos, já que utilizam a arte como um escape desse território muito politizado que é Israel. A inspiração vem do misticismo, da astrologia, de filmes de terror, dos posters das décadas de 60 e 70 e mesmo dos países que visitam. O curioso é que essa mistura se expressa tão bem em graffiti quanto em vídeo, pintura ou mesmo música.

Em julho deste ano, o grupo lançou o novo zine erótico ’Sex Picnic’, na MEN Gallery, em Londres. Antes, participou de algumas exposições em Tel Aviv e Haifa. No mês de janeiro, os Broken Fingaz estiveram em vários lugares do Brasil, como no Rio de Janeiro, onde pintaram o muro de um hostel.

Segundo eles, foi difícil conquistar a cidade natal, já que os muros duram poucos dias pintados antes de serem apagados. Apesar disso ser uma “vergonha para a cidade”, fica fácil conquistar outros territórios sem se apegar aos trabalhos, vaidade que grafiteiros se privam de ter desde sempre.

BFC O artista INSA criou esse gif muito bacana com uma das obras do crew.

Outra tradição do coletivo é a de não mostrar o rosto e só utilizar apelidos onde quer que apareçam, seguindo o estilo ‘Banksy’ de ser. A arte de rua continua ilegal em muitos países, tornando a atividade ainda mais desafiadora, contestadora e efêmera.

Dá uma olhada em alguns dos trabalhos desses quatro artistas:

brokenfingaz

brokenfingaz2

brokenfingaz3

brokenfingaz4

brokenfingaz5

brokenfingaz6

brokenfingaz7

brokenfingaz8

brokenfingaz9

brokenfingaz10

brokenfingaz11

brokenfingaz12

brokenfingaz13

brokenfingaz14

brokenfingaz15

brokenfingaz16

brokenfingaz17

brokenfingaz18

brokenfingaz19

brokenfingaz20

brokenfingaz21

brokenfingaz22

brokenfingaz23

brokenfingaz25

brokenfingaz26