19/09/2014

Earthship, as casas mais sustentáveis do mundo

Cada vez mais vemos pessoas do mundo todo que estão investindo em construção de casas sustentáveis utilizando materiais que não agridem o meio ambiente. Constroem casas em diversos formatos, tamanhos, com materiais como bambu, pedra, madeira, Cob, e entre outros mais reaproveitáveis. Para essa filosofia sustentável funcionar, os arquitetos e construtores se preocupam com a quantidade existente dos materiais para impossibilitar impacto ao meio ambiente.

Chamadas de Earthships, esse modelo de casa ecológica foi pensada nos anos 70 pela Earthship Biotecture (também no facebook), com o objetivo de criar uma arquitetura sustentável, depender apenas de fontes naturais de energia e ser economicamente viável, podendo ser construída por qualquer pessoa. Além de ser construída com material reciclável, as casas tem como base o uso de pneus preenchidos com terra, afim de manter a residência a 22°C constantes, independente se estiver fazendo sol ou nevando.

A estratégia de construção da casa é muito bem pensada dentro do terreno disponível, para que que as janelas da fachada consigam absorver o calor e a luminosidade do sol necessária para manter os ambientes em uma temperatura agradável. Muitas das Earthships são construídas em forma de ferradura, proporcionando a iluminação natural dos cômodos. Algumas paredes internas utilizam estruturas de garrafas como decoração.

A Earthship Biotecture comercializa casas sustentáveis que custam de US$ 7 mil a US$ 70 mil e que, diferente do que muitos imaginam, oferecem o mesmo conforto de uma casa moderna comum. É bastante positiva a satisfação das pessoas que investiram em bioconstrução sem agredir a natureza, mas também sem abrir mão do conforto e bem-estar em um teto ecológico.

Bom final de semana analogrammers, e não se esqueçam da promoção de 10% de desconto em todos os produtos. Tem mais informação no facebook da Analogram!

Fonte: Hypeness