17/09/2014

Dia e Noite em uma só foto

Stephen Wilkes, é um americano fascinado pela evolução tecnológica que com 12 anos descobriu sua paixão pela fotografia depois de fazer suas primeiras fotos através de um microscópio. “Fotografia tornou-se minha vida, eu não poderia me imaginar fazendo outra coisa” diz ele. E foi nesse grande momento decisivo que decidiu que queria mostrar as pessoas como olhar o mundo com mais profundidade. Stephen acredita que esse avanço na tecnologia, deu aos fotógrafos novas possibilidades, e parar o tempo através de uma única fotografia é uma delas.

Por isso ele resolveu criar o projeto Day to Night. A ideia veio quando foi contratado pela revista Life para fazer uma foto panorâmica gigante do set do filme Romeu e Julieta. Impossibilitado devido ao formato do set, ele teve a ideia de tirar várias fotografias e depois juntá-las numa só imagem. Só que, quando o fez, ele percebeu que numa parte da foto um casal aparece abraçado e em uma outra, num reflexo de um espelho, aparece se beijando. E daí veio a ideia de colocar em uma só imagem o tempo compactado.

Confira as imagens lindíssima desse projeto, que pode ser encontrado também no site Stephen Wilkes:

O projeto se resume a uma série de fotos que começaram na cidade de Nova York e depois expandiu para outros países mostrando a passagem do tempo durante um dia inteiro. Para a produção, Stephen passa cerca de 15 horas em cima de um guindaste, a mais ou menos 15m de altura. Fotografa a cena no mesmo ângulo e em média 1400 fotos por dia. Depois, através do photoshop, ele mistura as imagens para dar a impressão da noite e do dia ao mesmo tempo.

“Este projeto utiliza os meus dois tipos favoritos de fotografia: fotografia de rua pura e grandes paisagens”, diz o fotógrafo sobre a série. Todas as fotos © Stephen Wilkes   Fontes: Stephen Wilkes & Obvious