11/10/2014

Fotos retratam os desafios da família com filho autista

O autismo é uma disfunção que perturba o desenvolvimento e dificulta as relações sociais das crianças. De acordo com a Autism Society, 1% da população mundial sofre de alguma forma deste distúrbio, uma porcentagem que parece pequena, mas que, devido ao alto custo, tanto humano como financeiro, pode se tornar bem difícil de lidar.

A fotógrafa Sarah Amy Fishlock acompanhou o dia a dia de uma mãe com seu filho autista, que deu origem à série Amye & Ahren. O projeto retrata os desafios por qual a família passa com uma criança autista, tanto nos momentos de alegria e diversão, como nas dificuldades e agressividade.

Ahren foi diagnosticado com autismo aos oito anos e antes disso, foi obrigado a mudar de escola três vezes, pois tanto os professores, como colegas e familiares, tinham dificuldade em entender as ações do menino, que mudava facilmente de humor passando de um estado de euforia para uma profunda raiva ou depressão.

Durante a criação do ensaio, era Amye, a mãe, que passava a maior parte do tempo cuidando do filho. Era também à mãe que, muitas vezes, o menino dirigia sua fúria. A família continua em uma luta constante pra encontrar um lugar que se enquadre com as características do pequeno Ahren.

Abaixo você pode acompanhar o universo de Amye & Ahren:

SarahAmy2

SarahAmy1

SarahAmy3

SarahAmy4

SarahAmy7

SarahAmy9

SarahAmy8

“É difícil conseguir que as crianças se fixem a uma rotina – e é ainda mais difícil com uma criança que tem autismo. Os problemas são agravados pela falta de apoio que a família tem do sistema de ensino. À medida que Ahren amadurece, ele está se tornando mais consciente do quão longe está comparado com outras crianças, quando se trata de leitura e escrita. Estas frustrações afetam naturalmente seu humor e, às vezes, significa que ele transporta sua frustração na direção de Amye”.

Fonte: via