09/08/2014

O grande deserto de sal

Um deserto completamente branco, localizado no sudoeste da Bolívia, ganhou o título de maior deserto de sal do mundo. Com 64 bilhões de toneladas de sal e uma extensão maior a 12 mil quilômetros quadrados, o Salar de Uyuni, é procurado por turistas durante todo o ano. Especialmente entre abril e novembro, o maior salar do mundo fica totalmente acessível e com um incrível espetáculo de cores e efeitos de luz. É nesse momento que o céu e a terra parecem se tocar, que os viajantes aproveitam para tirarem muitas fotos e criar ilusão de óticas divertidas no lugar. O clima de chuva e descongelamento das geleiras na época do verão fazem com que a superfície acumule aguá, gerando um efeito espelhado do céu. Várias espécies de flamingos invadem o deserto de sal, sendo poucas áreas acessíveis aos turistas.

Em Uyuni fica também o Luna Salada, um hotel que foge do comum. Ele é todo feito com blocos de sal, dos móveis á paredes. Foi construído com mil peças de sal, e cada um pesa de 15 a 20 quilos. O salar pertence a cinco municípios: Tahua, Llica, Colcha k, San Pedro de Quemes e Uyuni.

Esse deserto de sal se formou com a evaporação de mares que banhavam o continente americano em épocas remotas. Em uma visita à região é possível perceber montes de sal extraídos pela população, algumas formações rochosas e a mais famosa Isla del Pescado, onde afirma-se que ficam os cactos mais antigos do mundo. Perto de Uyuni fica Colchani, um lugar dedicado especialmente à exploração de sal. Tem a capacidade de produção de quase 20 mil tonelados ao ano, sendo 90% destinadas ao consumo humano.

E aí, que tal escolher a bolívia como seu próximo destino? 

Olha que fotos incríveis, e se tiver com um grupo de amigos, deixe sua criatividade fluir. 

Foto: Creative Commons/Jo vh

Foto: Creative Commons/Pedro Szekely

Foto: Creative Commons/Valdiney Pimenta

Foto: Sofia Suarez

Foto: Evaneos

Até mais analogrammers :)

Fontes: G1 & Nômades Digitais