11/12/2014

O mágico festival de lanterna na Tailândia

A Tailândia é o país que combina as belezas naturais com agitos urbanos e retiros espirituais, e consegue atrair milhares de turistas durante todo o ano. O budismo é a religião predominante em todo o país com templos sagrados e cultos ao buda, como o Festival das Luzes e Festival das Lanternas que ocorre todo mês de novembro.

Conhecido também como Loi Krathong, o Festival das Luzes acontece em várias cidades simultaneamente. Na celebração, os tailandeses soltam nos rios barquinhos decorados com flores, velas e incensos. Alimentos e moedas também são colocados como oferendas para trazer boa sorte. A pessoa que o libera faz um pedido enquanto vê ele sendo levado pela correnteza, e torce para que a vela não se apague, pois sua chama é o sinal de que seus desejos serão realizados e significa longevidade e realização. 

Loy_Krathong02 Loy_Krathong04 Loy_Krathong03

Já o Festival das Lanternas, ou Yi Peng, é mais concentrado na cidade de Chiang Mai. Marca o último dia do período de 15 dias em que se festeja o “Ano Novo Chinês”. Na festividade, montes de lanternas de papel iluminam o céu enquanto fogos de artifício estouram ao fundo. Antigamente, a prática de enviar lanternas aos céus tinha o objetivo de comunicação entre os moradores das cidades locais e apenas os monges budistas soltavam os balões, mas hoje em dia todos participam. O objetivo simbólico é enviar os problemas pessoais e más vibrações para as alturas. Durante 6 dias, cerca de 5000 lanternas são soltas.

Assista ao céu iluminar-se durante um dos maiores festivais de lanterna do mundo:

Yi Peng03

Yi Peng02

YiPeng08

Fontes: via & via