10/03/2014

Os 8 lagos cor de rosa do mundo

Lagos chamam a atenção por conta da sua beleza. Sejam eles pequenos ou grandes, cada um tem sua peculiaridade. Mas o que dizer sobre os lagos cor de rosa? Por causa de sua beleza e excentricidade, eles estão ficando cada vez mais famosos entre os fotógrafos, pesquisadores e os turistas do mundo inteiro.

Alguns cientistas acreditam que o fenômeno envolva baixa concentração de nutrientes junto com a mistura de diferentes tipos de algas e bactérias. Já outros acreditam que a cor pode ser formada pela reação da água salgada com um depósito de bicarbonato de sódio na região ou bactérias halófilas vermelhas nas crostas de sal. No entanto, pesquisadores afirmam ser recomendado passar manteiga de karité em todo o corpo antes de nadar por estes lagos, devido a grande concentração de sal na água, que é prejudicial à pele.

Confira abaixo os 8 lagos cor-de-rosa mais impressionantes no mundo:

1. Lago Hillier, Austrália

Lago Hillier está situado em Middle Island, a maior das ilhas que compõem o arquipélago de Recherche, na Austrália Ocidental. O comprimento do lago é de cerca de 600 metros. Uma estreita faixa de terra coberta por vegetação e dunas de areia o separa do oceano.
Lago Hillier - Austrália
2. Lago Retba, Senegal
Lago Retba ou Lac Rose é assim chamado por suas águas cor-de-rosa. A cor é particularmente visível durante a estação seca. O lago também é conhecido por seu alto teor de sal (cerca de 40%) que, como no do Mar Morto, permite que as pessoas flutuem facilmente. O lago também tem uma pequena indústria de coleta de sal. Muitos trabalhadores tem jornada de 6 a 7 horas por dia no lago.
Lake Retba - Senegal
-
3. Salina de Torrevieja, Espanha
Salina de Torrevieja e La Salina de La Mata são lagos de sal que envolve Torrevieja, uma cidade litorânea no sudeste da Espanha, e seu microclima é declarado como um dos mais saudáveis da Europa pela OMS - Organização Mundial de Saúde. Em uma das extremidades do lago há fábricas que extraem e exportam o sal para muitos países.
Salina de Torrevieja - Espanha
4. Hutt Lagoon, Austrália
Hutt Lagoon é um lago salgado localizado perto da costa ao norte da foz do rio Hutt, no centro-oeste da Austrália Ocidental. A cidade de Gregory está localizado entre o oceano e a costa sul do lago. O lago tem de cerca de 14 km de comprimento ao longo de seu eixo mais longo (sentido noroeste-sudeste), em paralelo com a costa, e cerca de 2 km de largura.
4-1
-
Hutt Lagoon - Austrália
5. Dusty Rose Lake, Canadá
Este lago rosa localizado na Colúmbia Britânica, no Canadá, é bastante incomum, desconhecido e provavelmente único. A água do lago não é completamente salgada, e não contêm algas, mas ainda é rosa.
Dusty Rose Lake - Canadá
6. Pink Lake, Austrália
Pink Lake é um lago de sal na região Goldfields Esperance da Austrália Ocidental. Fica a cerca de 3 km a oeste de Esperance e é delimitada a leste pela estrada da costa sul.
6-1
7. Masazirgol, Azerbaijão
Masazirgol ou Masazir Lake é um lago salgado perto de Baku, no Azerbaijão. A área total do lago é de 10 km ². A fábrica de sal foi construída em 2010 para a produção de duas marcas de sal locais. A quantidade estimada de sal extraída é de 1,735 milhões de toneladas. Ele está disponível em líquido (água) e formas de argila.
7
8. Quairading Pink Lake, Austrália
Quairading Pink Lake está localizado 11 km a leste de Quairading (Austrália Ocidental) no Rock Road Bruce. Esta estrada atravessa o lago. Em certas épocas do ano, um lado do lago torna-se rosa escuro, enquanto o outro lado permanece cor rosa claro.
Pink Lake - Austrália
-
8-2
Bom final de semana analogrammers.
Aproveite para levantar os olhos da tela e compartilhar seus momentos com a gente :)
Fontes: via & via